oficinas matizes dumont
Há mais de uma década o Grupo Matizes Dumont transborda a si mesmo quando introduz a arte do bordado como linguagem também nos processos de grupo. O potencial transformador do bordado aproxima a pessoa de sua própria sensibilidade. Brinca com a alma, com a criação, mexe com a autoria e devolve o lúdico à criança interna do adulto com ritmo, cor e graça.
Os encontros são caminhos para expressar o fazer criativo e (A) Bordar conteúdos da memória individual e coletiva. Esse ambiente é possível pela amorosidade presente nas Oficinas, uma aprendizagem pautada pela cooperação, sensibilidade, superação e transformação.
O trabalho com a autoria, com a confrontação dos limites, aumenta a autoestima, a confiança, propicia transformações importantes no pensar, compartilhar, agir e ser. Ao bordar, a pessoa pode retomar os fios da memória do vivido, reencontrar espaços internos de amorosidade e, quem sabe, redescobrir um sentido para a vida mais enraizado na beleza.
OPORTUNIDADES DE BORDAR COM O GRUPO MATIZES DUMONT
Durante o processo das oficinas os participantes fazem registros bordados e simbólicos do vivido: registros do cotidiano, da existência e sobrevivência, matizados em pano e linhas as Histórias de Vida e do lugar, emoções, desejos e anseios da comunidade – o bordado como linguagem estética, simbólica.